Seminário aborda os dilemas e desafios das ciências penais no Brasil do século XXI
- GPDS
- 25 de set. de 2017
- 1 min de leitura
Nos dias 28 e 29 de setembro, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFRGS (Av. João Pessoa, 80 – Campus Centro), acontecerá o Seminário Ciência Penal Contemporânea. Os encontros refletirão sobre o tema “Os dilemas e desafios das ciências penais no Brasil do século XXI” e prestam uma homenagem ao professor da unidade Tupinambá Pinto de Azevedo (1942-2017). A participação é gratuita.
O evento proporá uma discussão crítica a respeito do papel desempenhado pelo Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, Polícia e demais agências do Sistema Penal na construção da democracia, promoção do acesso à justiça e efetivação dos direitos humanos no contexto brasileiro atual. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, as atividades constituirão mesas que analisarão diferentes assuntos acerca do tema.
O professor Tupinambá, além de exercer o magistério superior na Faculdade de Direito da UFRGS, se destacou por sua atuação no Ministério Público Estadual e no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Lembrar seu relevante legado acadêmico nas áreas dos Direitos Humanos e do Direito Penal, bem como o trabalho desenvolvido sob sua orientação pelo Grupo de Pesquisa Ciência Penal Contemporânea, consiste em uma oportunidade para a reflexão acerca da violência no Brasil do século XXI.
Mais informações no site oficial do evento: https://www.ufrgs.br/cienciapenal/index.html
