Seminário Internacional Juízes e Cidades na América Latina: considerações e resultados
- GPDS
- 29 de mai. de 2015
- 2 min de leitura
Fruto de uma parceria entre o Grupo de Pesquisa Direito e Sociedade da UFRGS (GPDS) e o Grupo Internacional de Pesquisa em Direito e Espaço Urbano (IRGLUS, na sigla em inglês), o Seminário Internacional Juízes e Cidades na América Latina reuniu, pela primeira vez em território brasileiro, integrantes de uma rede de pesquisa que desenvolve, desde 2012, um projeto conjunto de investigação no âmbito da seção latino-americana do IRGLUS, um dos grupos de trabalho do Research Committee on Sociology of Law (RCSL/ISA).
O evento fez parte da programação do Encontro Anual do RCSL/ISA, Sociologia do Direito em Movimento: Perspectivas da América Latina, realizado no Unilasalle, em Canoas, entre os dias 05 e 08 de maio de 2015. O Seminário foi dividido em dois momentos: a primeira sessão, no dia 07 de maio, no Centro Universitário La Salle (Unilasalle), em Canoas; e a segunda sessão, no dia 08 de maio, na Faculdade de Direito da UFRGS, em Porto Alegre.
Durante o primeiro dia do evento, na Unilasalle, assistimos às apresentações dos trabalhos de alguns integrantes da rede, cujas pesquisas permitiram debates sobre a temática do seminário a partir de diferentes casos específicos - como a questão da água em São Paulo, construções de condomínios em áreas de preservação na Argentina e no Brasil, entre outros. Concluídas as apresentações, foi feito o lançamento da versão digital do livro Jueces y Conflictos Urbanos en América Latina, já publicado no México em 2014.
No segundo dia, tivemos mais uma sessão de apresentação de pesquisas, sempre acompanhadas de questionamentos das pessoas participantes. Ao final, Antonio Azuela, professor da Universidad Nacional Autónoma de México e líder da rede, fez a conferência de fechamento do evento, enfatizando, entre outras questões, a relevância das pesquisas que foram apresentadas durante os dois dias de intensas trocas de conhecimento. O professor Lucas Konzen, do GPDS, encerrou os trabalhos e fez os agradecimentos a todas as pessoas envolvidas na realização pelo sucesso do evento.
Marjorie Renner
Graduanda em CIência s Jurídicas e Sociais
Universidade Federal do RIo Grande do Sul